4 dicas para o seu site ter mais acessos

Toda empresa que cria um site procura ter mais visibilidade na internet, isso é óbvio. Porém, só colocar um site no ar não é garantia de ser encontrado nas redes, para ter sucesso com um site ou e-commerce é importante também ter conhecimentos mesmo que básicos sobre alguns aspectos técnicos sobre a estrutura, o conteúdo e as tecnologias que movem um site para os primeiros lugares nas respostas de pesquisas. Confira então 4 dicas para o seu site ter mais acessos.

Nossa experiência e caminhada de trabalho nos permitem mostrar e fazem seu site ter mais acessos, aparecer mais nas buscas e ainda alcançar mais público.

A internet é um espaço aberto para empresas conquistarem novos clientes e aumentarem seu fluxo de negócios, mas também é um grande desafio. Estar disponível na internet exige trabalho constante, boas práticas para que possa alcançar seu objetivo na rede. 

Por isso as empresas contratam serviços de profissionais qualificados e especialistas das agências. 

Desempenho e velocidade vêm em primeiro lugar

Para estar bem nos dispositivos de busca, é necessário que o carregamento da tela seja rápido, tanto no celular quanto num computador ou tablet. Para isso a plataforma, ou a linguagem escolhida para o seu site, tem que estar ajustados corretamente, de forma eficaz.

Uma boa dica é seguir uma ferramenta de uso gratuito do google: o Pagespeedinsights. Essa ferramenta permite verificar todos os pontos de atenção que seu site precisa, antes mesmo do conteúdo. Apesar de alguns pontos exigirem bastante conhecimento técnico, dá para ter uma boa visão sobre o porquê do seu site ficar com poucos acessos. Colocamos no fim do artigo o link para a ferramenta.

Há ainda alguns erros de carregamento de imagens ou de ajustes nas plataformas que podem impedir seu site de aparecer para seu público com um bom desempenho. Até as cores usadas nas fontes e no fundo das páginas podem influenciar nisso.

Não importa apenas a velocidade da hospedagem usada para que um site tenha bons resultados na pesquisa. A regra é clara : não pode haver erros. Outra regra, por exemplo, é que as imagens devem ser leves para rápido carregamento na tela. Por isso, algumas tecnologias estruturais podem fazer a diferença entre você e sua concorrência.

Conteúdos ajudam seu site ter mais acessos

Muito mais do que um texto, seu conteúdo precisa ser estratégico. Os conteúdos de todas as páginas do site precisam estar alinhados com uma estratégia de alcance, de acordo com qual etapa de funil vai ser usada em cada camada da estrutura. Além de usar a identidade de linguagem que sua empresa precisa e que os seus consumidores entendam.

Acima de tudo, um conteúdo precisa ser verdadeiro e traduzir com clareza seu negócio, tanto na apresentação inicial quanto nas descrições de serviços e produtos. O conteúdo é uma das colunas de quaisquer negócios digitais, pois é um ponto de contato muito importante com seu público.

Quase sempre é o conteúdo que vai fazer a diferença na decisão final do seu público, transformando um leitor em um cliente. O conteúdo precisa ser relevante e fazer parte da estratégia de marketing e prospecção.

Cada camada do site pode abarcar conteúdos em diferentes níveis e formatos, conduzindo o cliente e o futuro cliente numa jornada de conhecimento e aproximação, de modo a revelar o seu diferencial de mercado.

Também vamos salientar que o conteúdo deve ser revisado com muito cuidado, pois erros de português são inadmissíveis!

SEO Forte e otimizado para mecanismos de pesquisas

As regras de indexação dos mecanismos de buscas passam pelo conteúdo “varrendo” cada palavra, frase, bloco de texto e imagens. Por esse motivo você pode/deve adotar algumas regras que facilitam para esses mecanismos te encontrarem quando alguém faz uma busca. Isso chama-se SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de buscas.

Os mecanismos de busca prezam pela boa experiência do usuário, muito mais do que usar as palavras certas. Portanto, além de otimizar o site para pesquisas – assunto que vamos falar já já – é necessário ter boas práticas de SEO em todos os sentidos.

Ferramentas de tecnologia próprias para essa otimização na estrutura do site são muito bem vindas. Existem ferramentas que podem auxiliar nisso de maneira gratuita. Porém, se puder, invista em ferramentas boas, com custos que caibam no seu orçamento. Confira no final deste artigos alguns links para essas ferramentas. Mas podemos dar algumas dicas.

Por exemplo, para um conteúdo de blog dentro do site:

Já no título colocar a palavra-chave e usar de 8 a 12 palavras no máximo. Perguntas  (o que, por que, qual, etc) e números (5 segredos, 3 formas de, 6 maneiras de, etc) são muito bem vindos. Aumentam a chance de responder questões lançadas nos mecanismos de busca.

Já o senso de comunidade logo no título (O que profissionais fazem…, Saiba como os pais estão…, etc) atraem a curiosidade e a atenção dos internautas.

A Linha Fina, que vem logo em seguida do título, é o destaque do texto, é aqui que o leitor define se ele vai ler o artigo todo ou não. É aqui que clareamos o assunto e convidamos a pessoa à leitura, instigando seu interesse. Precisa conter o item título, palavra chave e um resumo interessante do assunto.

Durante o texto devemos usar frases curtas, além de repetir a palavra chave pelo menos mais 3 vezes. Não é bom usar termos técnicos e sim termos comuns, que podem ser achados facilmente em buscas.  Por isso neste artigo você verá se repetir algumas vezes a expressão: 4 dicas para o seu site ter mais acessos – nosso título.

Um texto fluído tem parágrafos mais curtos e espaçados. Vamos intercalar o texto com subtítulos e imagens condizentes com o assunto. Isso facilita a leitura e as buscas.

E, por fim, usar pelo menos 1 link externo e 2 links internos relacionados com conteúdos apresentados. Relevantes, enriquecedores. Recomenda-se para fins de indexação, usar 1 link a cada 300 palavras.

Esses são exemplos de um SEO  forte e otimizado para pesquisas que vai ajudar seu site ter mais acessos quando se trata de área de blog. Cada área ou objetivo tem suas regras de otimização, que podem ser encontradas nos manuais dos próprios mecanismos de busca.

Conhecimento das boas práticas para indexação de sites

Independente da plataforma usada para hospedar o site, mecanismos de busca tem regras para indexar as páginas do seu site, como já dissemos. Indexação significa que o seu site deve aparecer como resposta da busca de alguém. Os pilares são os metadados, os buscadores, os usuários e o posicionamento do site.

Quanto mais indexável, mais ele aparece nas primeiras posições de resposta quando as pessoas buscam por termos de pesquisa.

Mecanismos digitais de busca (de indexação) funcionam como uma grande biblioteca inteligente. Eles classificam a relevância dos conteúdos nas páginas dos sites analisando quais deles são mais visitados ou respondem melhor às pesquisas executadas.

Os sistemas robotizados “varrem” termos de pesquisa usados por pessoas para descobrir as páginas públicas disponíveis relacionadas com o assunto. Os robôs determinam, de acordo com regras bem definidas, quais sites devem ser mostrados nos primeiros lugares. Por isso a importância de sempre se atentar às boas práticas do manuais e não a “fórmulas mágicas”.

Quando o sistema de robôs encontra uma página, ele marca o seu endereço e classifica-o. Isso quer dizer que a página foi indexada, ou seja, entrou numa lista para aparecer como resultado de buscas para certas palavras ou expressões. 

Além do mais, é necessário fazer análises constantes de dados de acesso, acompanhar e gerir tráfego, seja tráfego orgânico ou pago. Essas análises direcionam melhorias em tempo real que podem manter os sites nos primeiros lugares de pesquisas.

E, apesar de poder pagar anúncios, não há como pagar por uma melhor indexação. Por isso é necessário conhecer as regras e ter ferramentas para analisar a indexação do seu site e de suas páginas separadamente.

O sistema avalia constantemente suas páginas, procurando itens válidos para indexar conteúdo na sua rica biblioteca de forma eficiente. Por isso esse acompanhamento com ferramentas de tecnologia de rastreio e de análise de dados é fundamental para ter bons resultados diante de seus clientes.

E mais uma vez, essa pode ser a diferença entre sua empresa e a concorrente.

Conclusão

Ter um site é uma ferramenta poderosa de atração de negócios que ocorrem dentro e fora da internet. Mas existir só não basta, nem basta ser apenas bonito e colorido. Acertar na estratégia, identidade, conteúdo, programação, imagens, palavras chaves, otimização para pesquisa… tudo isso que faz seu site ter mais acessos e, portanto, trabalhar pra você, te trazendo mais negócios.

Com um site profissional, equipado com as ferramentas certas de análise e acompanhamento você estará na internet aberta e não apenas em plataformas sociais. Ou seja, estará disponível às buscas. Sem um site com estrutura profissional seus resultados ficam limitados em alcance e atração, difícil de encontrar e, então, não vai ajudar os negócios a crescerem.

Com a Longbsants você pode ter melhor posicionamento do seu site e mais acessos.

Aqui na Longbsants você conta com a experiência de profissionais de tecnologia, de marketing e de desenvolvimento de negócios em um só ponto de contato. Vamos ajudar você a vencer os desafios e alcançar resultados muito positivos.

E, caso você queira uma análise gratuita sobre o desempenho do seu site atual, podemos fazer esse levantamento pra você, clique aqui para uma análise gratuita.

PageSpeedInsights – Ferramenta que pode auxiliar você a ver a performance do seu site.

UbberSugest – Ferramenta paga, mas que possui um plano básico, onde você pode analisar seu SEO e posicionamento do site com bastante precisão.

E se você usa WordPress sugerimos usar a versão gratuita do RankMath para otimizar a indexação.

Lembrando que em todos os planos de sites com a LongB você tem acesso a versão completa e paga destas, e de outras ferramentas, sem custos adicionais.

Compartilhe esse post agora

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Quer uma análise gratuita sobre o posicionamento digital da sua empresa?

Solicite agora uma análise sem custos sobre o posicionamento digital da sua empresa por especialistas da LongB

Outros conteúdos que fazem diferença

Atualizações

Caso queira manter informado ou atualizado sobre conteúdos que fazem diferença inscreva-se com seu email .