Os casos do Rio Santos Bossa Fest 2022 e Rio Santos Jazz Fest 2022: sites que fazem a diferença na busca por marcas apoiadoras. Vale a pena incluir marcas parceiras em eventos culturais? Veja aqui.

Convidar uma marca a apoiar seu evento cultural
Convidar uma marca a apoiar seu evento cultural, que tal?

Um evento de música é um excelente momento para celebrar e conectar pessoas em torno de cultura, arte, educação e diversão. E também uma bela chance de convidar empresas (pequenas, médias ou grandes) para se envolverem com cultura e responsabilidade social. 

As pessoas adoram estar em festivais culturais de qualidade. E as empresas, assim como os artistas, precisam estar onde o povo está.

Sabemos que um bom evento cultural, com uma produção cuidadosa e organizada, atrai um público enorme e variado, podendo expor a ele diversas marcas antes, durante e depois do evento. Mas como mostrar para as empresas que vale a pena expor a marca em eventos como esses? 

Vejamos a resposta por meio dos 4 motivos para convidar uma marca a apoiar seu evento cultural.

A marca associada à ideia e qualidade.

Se você bota a mão no fogo pela qualidade do seu evento, o primeiro motivo pelo qual vale a pena atrair marcas para apoiar é justamente a qualidade. Quando os eventos garantem tanto qualidade cultural e artística, quanto qualidade de produção, o público passa a associar as marcas apoiadoras à qualidade. 

Um evento que se garante nos palcos, na produção, na entrega e na comunicação com o público vai fazer bem à imagem das marcas que proporcionaram sua execução. 

É muito importante que o seu evento tenha um bom planejamento e impecável capacidade de comunicação para alcançar boa visibilidade e atração de público. As empresas, no geral, já entendem que essa publicidade vale muito a pena. Mas vão avaliar as ações de divulgação, marketing e publicidade, além da prospecção de público (planos de mídia).

A marca alcançando um grande público presencial e online.

Agora o segundo motivo é o potencial de alcance em curto espaço de tempo. Marcas parceiras procuram festivais que mais agradem seu público alvo. Assim podem atingir esse público em grandes quantidades enquanto eles se envolvem com diversão, arte e cultura.

Como exemplo podemos citar dois festivais executados em Santos nos meses de janeiro e abril de 2022: Rio Santos Bossa Fest 2022 e Rio Santos Jazz Fest 2022. As ações de publicidade trouxeram cerca de 30 mil pessoas da cidade e arredores presencialmente nos eventos. E mais de 110 mil pessoas participando online. 

Convidar uma marca a apoiar seu evento cultural

A marca fomentando Responsabilidade Social e Cultura.

Além disso, o terceiro motivo é o modelo de negócio. Os festivais Rio Santos Bossa Fest e Rio Santos Jazz Fest, por exemplo, seguem um modelo moderno e eficiente de negócio criativo. Sempre têm a proposta de ser gratuitos, ocorrer em espaços diversos e de fácil acesso, incentivar a economia local, firmar parcerias, buscar apoio do setor artístico e de empresas privadas, apadrinhar projetos sociais locais, incentivar a inclusão, levar conhecimento, proporcionar riqueza de manifestações artísticas.

Para as marcas apoiadores, a vantagem está relacionada com responsabilidade social e cultura. Um empresário atualizado sabe o quanto o público valoriza as empresas que se envolvem nestes projetos. Se você produz algo parecido com esse formato, deve convidar uma marca a apoiar seu evento cultural, ou várias marcas.

Marketing e publicidade eficientes a favor da sua marca.

Fomentar mais ações culturais, obter aprovação social dos seus clientes, enquanto reafirma sua atenção com qualidade e conectando-se com seu público de forma completamente eficiente enquanto eles se divertem e se enriquecem culturalmente. É isso que vai acontecer quando uma marca a apoiar seu evento cultural. 

As empresas sentem segurança de apoiar quando uma agência está cuidando da comunicação do evento. Sabem que havendo um trabalho publicitário profissional no projeto, o resultado é certo! 

Em 2022 a Longbsants Brasil foi a agência que desenvolveu a estratégia de marketing, publicidade, tecnologias de comunicação e alcance de mídia de ambos os festivais citados. Tendo expertise de alcance em todos os canais de mídia: virtuais, imprensa local, impressos, etc.

“O maior desafio da publicidade num evento desse tipo é o tempo para realizar o posicionamento do evento e produzir as campanhas, pois sempre temos poucos dias para isso”, disse Rubens Malheiro, diretor da agência. 

Mas com a Longbsants deu tudo certo! Além de um site onde encontrava-se todas as informações de forma clara e agradável, entregamos também campanhas alinhadas aos objetivos e movimentação da imprensa local.

Além de divulgar os festivais, tivemos grande sucesso em promover todos os artistas participantes e principalmente dar ênfase e espaço para as marcas apoiadoras. Recebendo inclusive o feedback positivo da percepção do público. 

Portanto, apoiar eventos culturais é fomentar cultura, arte e educação. Mas também é praticar a responsabilidade social e incentivar novas oportunidades econômicas. Unindo a isso o fortalecimento da marca em conexão com o público.

Conheça e convide a Longb

A Longbsants tem imensa satisfação de estar em projetos assim, fale conosco aqui.


Conheça os festivais Rio Santos Bossa Fest e Rio Santos Jazz Fest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.